Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Notícias

17 de agosto 2017

Sesa lança nova etapa do Movimento 21 Dias com ações nos Terminais

A Secretaria de Estado da Saúde lançou, nesta segunda-feira (05), a nova etapa do Movimento 21 Dias ? Uma vida saudável não pode parar?, que vai contar com uma série de ações nos Terminais do Transcol na Grande Vitória (confira programação abaixo). As atividades começaram pelo Terminal de Jardim América. De hoje até a primeira quinzena de janeiro de 2017, quem passar pelos Terminais poderá aferir pressão, medir altura, saber o peso e aprender algumas técnicas de alongamento. Uma exposição vai mostrar a quantidade de açúcar e gordura em alguns alimentos e os prejuízos que causam à saúde.

?O nosso objetivo é promover saúde. E isso se faz com informação. Por isso, estamos trazendo informações para dentro dos Terminais por onde circulam cerca de 600 mil pessoas por dia. A promoção de Saúde faz parte da Política de Saúde Pública. Não estamos incentivando ninguém ir a uma academia, mas sim adotar algumas medidas simples, como substituir o elevador pela escada. Se a pessoa exercitar a mesma ação por 21 dias seguidos, a probabilidade de virar hábito é muito grande?, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

O Movimento 21 Dias continua com 15 novos desafios que podem ser conferidos no site (www.movimento21dias.com.br) ou no aplicativo. Agora, o usuário pode encarar os novos desafios que estão dentro de cada um dos três eixos: alimentação saudável, atividades físicas e convívio familiar. Dentro de alimentação saudável as novidades são: comer de três em três horas; comer cinco cores ao dia; reduzir ingestão de café; inserir grãos integrais na alimentação; reduzir consumo de alimentos com carboidratos simples (arroz, batata, biscoito).

Na atividade física, os novos desafios são: espreguiçar ao acordar; abaixar e levantar corretamente; expirar e inspirar corretamente; ter um sono de qualidade; fazer exercício para o cérebro. E no convívio familiar, as novidades são: elogiar as atitudes positivas do próximo; promover um ambiente harmonioso; evitar o desperdício dos alimentos; desconectar-se das redes sociais quando estiver com os filhos e planejar o orçamento em família.

Lourdinha Antunes de Alvarenga, 70 anos, estava no Terminal e aproveitou as ações. ?Olhei a exposição dos produtos e fiquei admirada com tanto açúcar que tem neles. O refrigerante eu já não bebo. Agora, vendo isso vou adotar outros hábitos. Eu adorei esta ação, aferi a minha pressão e fiz o alongamento. Vou aderir ao Movimento 21 Dias e encarar novos desafios?, contou.

O Movimento 21 Dias faz parte das estratégias do Programa Vida Saudável, criado pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no ano passado. O site possui, atualmente, 23.421 usuários cadastrados; 37.992 desafios assumidos e 136.050 medalhas alcançadas. Dentre os desafios, caminhar ou correr por 30 minutos foi o mais assumido, já o desafio mais concluído foi o de reduzir alimentos industrializados.

O Movimento

A proposta do Movimento 21 Dias é ajudar o cidadão a começar uma mudança de hábitos de forma fácil e divertida, pois estudos mostram que depois de 21 dias seguidos o organismo começa a se adaptar e a nova atividade fica mais fácil de ser realizada.

Na página do Movimento 21 Dias as pessoas são apresentadas a três grupos de desafios: alimentação saudável, atividade física e convívio familiar. Cada um destes eixos oferece 12 desafios ao participante. A pessoa pode escolher mais de um desafio ao mesmo tempo e também pode convidar amigos, família e colegas de trabalho para fazer parte deste movimento, gerando, assim, uma disputa saudável. O Movimento 21 Dias também tem aplicativo para sistema operacional Android e iOS, o que facilita o acesso e o maior engajamento dos usuários.

Programação das ações nos terminais

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Fotos: Beto Morais/Secom-ES

OLHA QUEM JÁ FAZ PARTE DO MOVIMENTO