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SOBRE O MOVIMENTO

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Você pode escolher mais de um desafio ao mesmo tempo, mas lembre-se de cumprir todos que escolher;

O Movimento 21 Dias por uma vida mais saudável é para ajudar você a mudar de hábitos. Mas é o seu empenho, foco e força de vontade que vão render os resultados. Por isso, não desista;

O Movimento 21 Dias por uma vida mais saudável é um começo. Seja qual for o seu desafio, continue depois desse período. Quanto mais tempo você seguir na mudança, mais espaço ela vai ganhar na sua vida;

Se por acaso você não conseguir cumprir um dos dias do desafio, não desanime e continue. Você tem 365 dias no ano pra isso;

Convide uma pessoa para participar com você. Pode ser alguém da família, um amigo, ou alguém do trabalho. Assim, um apoia o outro, ao mesmo tempo em que gera uma disputa saudável.

Você também pode criar o seu próprio desafio. Pense em que hábito você precisa mudar, use sua criatividade e comece.

ALGUNS DADOS QUE CHAMAM ATENÇÃO
  • 1) Doenças crônicas não-transmissíveis são responsáveis por até 63% das mortes no mundo e 72% no Brasil, e um terço dos óbitos ocorre em pessoas com menos de 60 anos.

  • 2) Mais de 60% dos alimentos têm sódio em excesso

  • 3) O excesso de sal na alimentação está ligado ao aumento no risco de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças renais e câncer no estômago.

  • 4) Diminuir o consumo de açúcar reduz o risco de sobrepeso, obesidade e cárie dentária e até alguns tipos de câncer.

  • 5) Uma única lata de refrigerante adoçado com açúcar contém até 40 gramas (cerca de 10 colheres de chá) de açúcares livres.

  • 6) 13% das mortes no Brasil têm como origem o sedentarismo.

  • 7) Pessoas que se comprometem a exercitar-se relatam maior satisfação com a vida no mesmo dia.

  • 8) 6 em 10 brasileiros associam a felicidade ao ambiente familiar saudável e ao convívio harmonioso com familiares e amigos.

  • Fonte: 1. Ministério da Saúde (2014); 2. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da UFSC (2012); 3. Ministério da Saúde (2014) e Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer - WCRF (2012); 4. Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da OMS (2015); 5. Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da OMS (2015); 6. Revista médica Lancet (2013); 7. Revista médica Health Psychology (2012); 8. Instituto Akatu (2013);
    ALGUNS DADOS QUE CHAMAM ATENÇÃO
    • 1) Doenças crônicas não-transmissíveis são responsáveis por até 63% das mortes no mundo e 72% no Brasil, e um terço dos óbitos ocorre em pessoas com menos de 60 anos.

    • 2) Mais de 60% dos alimentos têm sódio em excesso

    • Fonte: 1. Ministério da Saúde (2014); 2. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da UFSC (2012);
    • 3) O excesso de sal na alimentação está ligado ao aumento no risco de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças renais e câncer no estômago.

    • 4) Diminuir o consumo de açúcar reduz o risco de sobrepeso, obesidade e cárie dentária e até alguns tipos de câncer.

    • Fonte: 3. Ministério da Saúde (2014) e Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer - WCRF (2012); 4. Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da OMS (2015);
    • 5) Uma única lata de refrigerante adoçado com açúcar contém até 40 gramas (cerca de 10 colheres de chá) de açúcares livres.

    • 6) 13% das mortes no Brasil têm como origem o sedentarismo.

    • Fonte: 5. Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da OMS (2015); 6. Revista médica Lancet (2013);
    • 7) Pessoas que se comprometem a exercitar-se relatam maior satisfação com a vida no mesmo dia.

    • 8) 6 em 10 brasileiros associam a felicidade ao ambiente familiar saudável e ao convívio harmonioso com familiares e amigos.

    • Fonte: 7. Revista médica Health Psychology (2012); 8. Instituto Akatu (2013).

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